BorderCrossings: leituras transatlânticas III

Contracapa BC III

O estilo de ensaísmo que Vamberto cultiva, com invulgar força e brio, torna-se, para nós, ao longo da leitura destas páginas transatlânticas, em que sonda valores literários, culturais e éticos, em variadas latitudes e longitudes, uma garantia fiável de que nos podemos entregar, sem desconfiança, ao seu discorrer desempoeirado, clarificador, pleno de luz e de prazer (do texto).

Eugénio Lisboa, JL

A aproximação analítica aos livros dos outros faz com que Vamberto Freitas seja, de forma indiscutível, o nosso crítico mais atento, mais ecléctico, melhor informado e também o que melhor domina ferramentas que permitem a dissecação do texto, para proporcionar melhor leitura e melhor entendimento, sem que o seu ponto de vista fique maculado por qualquer pragmatismo.

Álamo Oliveira, Tribuna Portuguesa

Por isso é que BorderCrossings é mais do que cruzar fronteiras: é uma cruzada sem fronteiras.

Santos Narciso, Atlântico Expresso

Em suma, Vamberto Freitas tornou-se um dos mais distintos intelectuais açorianos dos séculos XX e XXI. O seu contributo na afirmação dos estudos culturais açorianos como ‘estudos étnicos’ conferiu-lhe um papel destacado tanto nos Açores, como na diáspora.

Pilar Damião de Medeiros, Gávea- Brown

Enquanto muitos se refugiam sob a cinzenta teoria, já relativizada por nada menos que Tzvetan Todorov em La Littérature em péril, as melhores mentes críticas – e aí está Vamberto – preferem enfrentar as ousadias da originalidade e do chão virgem. Seu tema preferencial é a análise crítica de obras da lusitanidade, na medida em que se imbricam com a açorianidade literária (…) BorderCrossings é um feito intelectual que merece o olhar atento de quem estuda a literatura de nossa língua e, ainda, é o mais completo painel de uma produção artística que reafirma, mais uma vez, a colorida diversidade de que é capaz a lusofonia.

Luiz Antonio de Assis Brasil, JL

____

*A ser lançado no dia 18 de Março de 2016, na Livraria Leya/SolMar, em Ponta Delgada.

Deixe um comentário